São João da Boa Vista-SP, Segunda-Feira, 10 de Dezembro de 2018

Você está em: Página inicial → DÚVIDAS FREQUENTES

Fala, Servidor

Caro servidor, caso não encontre abaixo a resposta para suas dúvidas, escreva para nós, que teremos o maior prazer em responder. Clique aqui

    Como devo proceder para requerer minha aposentadoria?
    O servidor de cargo efetivo do município de São João da Boa Vista-SP que já possuia os requisitos necessários para aposentadoria deve ir ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV, onde será atendido por um de nossos servidores que irá simular sua aposentadoria, identificando qual a regra que o servidor se enquadra e iniciar o processo.

    Minha filha está divorciada, não recebe pensão do marido, está desempregada e vive comigo. No caso do meu falecimento, ela tem direito à pensão?
    Não, as filhas só têm direito à pensão se forem solteiras, menores de 18 anos e não conviverem maritalmente.

    Eu posso pedir uma revisão dos valores pagos à minha pensão?
    Sim, mas para isso você deve comparecer à sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV e preencher um documento, de próprio punho, solicitando esta revisão. Será autuado um processo e, posteriormente, será dada a resposta.

    Meu marido faleceu e deixou três filhos. O que acontecerá quando completarem 21 (vinte e um) anos?
    Você passará a receber a cota parte que cabia a eles, desde que os mesmos não sejam inválidos. Ao final, você receberá o valor integral da pensão.

    A pensão de minha mãe é nossa única fonte de renda. Quando ela falecer, eu poderei requerer o benefício?
    Não. Após o falecimento da pensionista o benefício é extinto. A pensão é intransferível..

    Sou pensionista e pretendo prestar vestibular, mas não tenho condições de arcar com as despesas. O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV fornece alguma ajuda?
    Não. Por força de lei, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV não possui benefício algum voltado ao pensionista ou qualquer outro servidor que deseja prestar vestibular. .

    Conheço uma pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV. Ela não tem filhos nem pais. Se ela vier a falecer, o benefício fica para o atual companheiro?
    Não. O benefício será extinto.

    Sou aposentado/pensionista e preciso fazer um empréstimo por consignação em folha de pagamento. Qual banco devo procurar?
    Você deve consultar o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV para saber quais as instituições bancárias possuem convênio. Vale a pena observar as taxas de juros cobradas.

    Sou servidor e meu filho é deficiente físico. Atualmente, ele recebe pensão/aposentadoria por invalidez do INSS. Ele terá direito a minha pensão?
    Sim, quando do seu falecimento, seu filho deverá requerer pensão junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV. Ele será encaminhado para perícia médica e, caso seja comprovada a invalidez, poderá receber o benefício da pensão.

    Sou aponsentado(a) do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV por invalidez, posso ocupar uma vaga destinada para deficientes?
    Não, a aposentadoria por invalidez foi concedida segundo o laudo médico que afirmava a sua incapacidade para o trabalho.

    Quando posso receber o abono permanência?
    Para receber o abono permanência o servidor deverá possuir direito à aposentadoria em algumas das regras que dão direito à permanência em atividade mesmo tendo o direito de se aposentar. Você deve verificar sua situação junto ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista – IPSJBV, onde será atendido por um de nossos servidores que irá identificar eventual regra em que.

    Posso receber duas aposentadorias, ou ainda, o acúmulo de aposentadoria e pensão?
    Para receber duas aposentadorias o servidor deverá ser ocupante de dois cargos de professor; ou de um cargo de professor com outro técnico ou científico, ou ainda, de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas. Já o acúmulo de aposentadoria e pensão pode ocorrer caso o servidor receba aposentadoria decorrente de seu cargo público e, simultaneamente, pensão em decorrência do falecimento de seu.

    Quais as regras básicas para o calculo da aposentadoria proporcional. Tenho 59 anos dez anos na função e mais 12 anos do INSS que devo averbar Obrigado
    Aposentadoria Proporcional: Se dará por idade ou por invalidez. Regras Básicas: Idade: Homem: 65 anos / Mulher :60 anos Tempo no cargo: 05 anos no cargo público 10 anos serviço público Forma de Calculo: Calculado pela Média aritmética simples das contribuições do servidor aos dois regimes de previdência social desde julho /94 proporcionais ao tempo de contribuição Reajuste do Valor da Aposentadoria: Na mesma data e índice que ocorrer o reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.


IPSJBV - Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São João da Boa Vista
Av. Dr. Oscar Pirajá Martins, 487
Santo André - São João da Boa Vista-SP
Cep: 13871-000
Fone: (19)3633-6268